sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os murídeos


O camundongo (Mus musculus) é um pequeno murídeo que pode viver em celeiros,  matas e habitações humanas. Possui pelagem cinzenta ou parda, orelhas grandes e pequeno tamanho. Seus filhotes são um pouco maiores que um grão de feijão e crescem em um ninho feito de palha, papel e alguns pedaços de pano.  Arisco, prefere sempre evitar a presença humana, porém, em cativeiro pode se acostumar e interagir  bastante com seu dono, a ponto até de comer na mão de seu tratador.
Os murídeos são uma enorme família da ordem dos roedores. Esta família é composta por ratos propriamente ditos e suas principais características são: cabeça triangular e pontuda, dedos com garras que  lhes ajudam a subir em diversos objetos,  cauda semi-prêensil, orelhas largas e  sem pelos, capacidade de escalar, sentidos aguçados, hábito de fazer ninhos em tocas, visão razoável, grande inteligência, destreza, agilidade e esperteza. Estes roedores possuem grande capacidade prolífica, podendo ter até doze filhotes em uma ninhada.
 Esta enorme família possui vários gêneros e numerosas espécies que podem habitar casas, celeiros, matas, desertos, esgotos e campos.
O rato-do-campo (Apodemus sylvaticus) é outro pequeno roedor que pode viver em habitações humanas, mas somente no inverno, para escapar do frio. Na primavera, retorna aos bosques europeus. Este murídeo se difere do camundongo por ter pelagem de cor diferente, cabeça grande, mais pontuda e estreita que a do camundongo e olhos e orelhas grandes, em relação a cabeça. Apesar de seu pequeno tamanho (cerca de 9cm), pode pular cerca de 80cm de altura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário